Sequencia de feriados prejudica doações de sangue ao Hemocentro da Unicamp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
doadores recebem senha para participar da campanha

A sequência de feriados trouxe um problema para o Hemocentro da Unicamp. O Diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro, Vagner de Castro, conta que é normal que haja queda no volume de doadores em semanas com feriado, mas que a sequência de três finais de semana com feriado prolongado prejudica a recuperação dos estoques.

A preocupação aumenta em virtude da queda de temperaturas, chuvas e estoque crítico, que prejudicam ainda mais a recuperação. A queda impacta todos os tipos de sangue, mas há a maior preocupação com os sangues do tipo RH negativo, que representam 12% da população do país.

Caso o estoque total fique abaixo de 50%, é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro ou mesmo falta de sangue e hemoderivados para os atendimentos de urgência e emergência.

Outro problema enfrentado pelo Hemocentro é o fato de que pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela terem de esperar 30 dias para poderem doar sangue. Portanto, quem for doar sangue e pretende tomar a vacina, deve primeiramente fazer a doação.

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Hemocentro pelo telefone 0800 722 8432 ou no site www.hemocentro.unicamp.br.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0 0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também