Nos três primeiros meses desse ano, 41 ônibus do transporte público de Campinas foram assaltados segundo dados do Setcamp, que é o sindicato das empresas.
Nesse inicio de maio, o sindicato dos rodoviários já sinaliza preocupação com a segurança dos trabalhadores e passageiros. De acordo com essa entidade, já são cerca de 50 roubos.
Um deles aconteceu neste dia 04, em um ponto do DIC V. O motorista foi rendido por uma dupla armada com uma faca de cozinha e uma garrafa de vidro. Um homem acabou preso e o caso será investigado pelo 9° DP, onde já há outros inquéritos em relação ao mesmo tipo de crime.
O diretor da entidade que representa os motoristas, Cristiano de Sousa Santos, destaca o retorno do dinheiro nos ônibus. Os crimes têm ocorrido nos principais corredores de ônibus da cidade e nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde. Cristiano relata situações de agressão.
O Setcamp acrescenta que os bairros Vl. Aeroporto, Jd. Columbia, Jd. Sta. Lúcia e Jd. Novo Campos Elíseos são os que tiveram mais roubos de ônibus neste ano, abrangendo principalmente a linha azul. O prejuízo com esses assaltos chega a quase R$ 3 mil.
Em nota, a Emdec informou que testa e avalia novas tecnologias para pagamento da tarifa de ônibus, como uso de QR Code, além dos cartões Bilhete Único, para substituir dinheiro dentro dos veículos, ressaltando preocupação com segurança.