Ato em frente à Reitoria reivindica cotas na Unicamp

Foto: Valéria Hein

Estudantes, professores e funcionários da Unicamp realizaram na manhã dessa terça-feira um protesto por cotas étnico raciais em frente à Reitoria. O objetivo é pressionar as decisões do CONSU, órgão máximo deliberativo da Unicamp, reunido no momento do protesto, para definir a proposta de adoção de um sistema de cotas étnico-raciais pela instituição. O protesto teve o apoio de autoridades politicas. Entre elas, o vereador do PT, Pedro Tourinho.

A Unicamp garante uma bonificação na pontuação do Vestibular para negros, pardos e indígenas, através do programa Paais, que concede bônus nas notas das duas fases do Vestibular para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e também aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para os organizadores da manifestação, no entanto, o Paais não garante vagas, como explica o estudante de Filosofia, José Vitor Alves, do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp.

A assessoria de Imprensa da Unicamp informou que o sistema de cotas já foi recomendado por um grupo de trabalho constituído pela Reitoria e que o assunto foi objeto de três audiências públicas promovidas em 2016. Esse Grupo de Trabalho elaborou um relatório recomendando a adoção das cotas, apresentado ao Consu, que decidirá sobre como será conduzido o processo de formatação e implantação do sistema.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.