Em meio a debate sobre PL, vizinhos reclamam de bares

Em meio ao debate polêmico sobre o projeto de lei do Executivo que prevê o fechamento de bares de Campinas até às 23 horas, vizinhos de alguns estabelecimentos da cidade reclamam do barulho e da rotina de transtornos.

Enquanto alguns moradores buscam o diálogo e o entendimento com gerentes e proprietários, outros se mostram totalmente favoráveis à proposta elaborada pela Prefeitura e que tem enfrentado críticas e resistência na Câmara Municipal. Um deles, que pediu para ser identificado apenas como Edvaldo, relata o que vivencia quase todos os dias. Ele mora no distrito de Barão Geraldo e pede uma solução não só para o barulho, mas também para o excesso de mesas na calçada.

Enviado em fevereiro para a Câmara Municipal, o projeto de lei tramitou na Casa até vir à tona nas últimas semanas. Ao menos cinco vereadores já se disseram contrários e até mesmo um vídeo foi publicado nas redes sociais. O Executivo, por outro lado, justifica que o texto foi escrito com base em uma recomendação do Ministério Público sobre a Lei do Silêncio e também a partir das centenas de solicitações sobre som alto recebidas através do telefone 156.

Paralelo a isso, quem mora perto de bares e restaurantes tenta se esquivar dos problemas tratando diretamente com os responsáveis pelos estabelecimentos. É o que fazem duas idosas do Jardim Leonor que não quiseram se identificar.

O projeto determina que os bares funcionem até às 23 horas e prevê no máximo uma hora de tolerância para dispersar o público. No período, os comerciantes não poderão aceitar novos clientes. Depois, serão obrigados a fechar as portas.  O receio do setor é de que a aprovação possa trazer prejuízos, já que grande parte do faturamento acontece na madrugada. A crítica é reforçada pelos vereadores, que pedem principalmente mais tempo para debater o assunto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.