Ministro da Educação visita Projeto Sirius em Campinas e anuncia parceria com o CNPEM para graduação

O Ministro da Educação Mendonça Filho esteve em Campinas, nesta quinta-feira, visitando as instalações do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). No local, ele conheceu o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron que opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo o Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro de quarta geração.

O ministro comentou que o Projeto Sirius coloca o Brasil em destaque no cenário mundial com relação ao desenvolvimento de pesquisas

A luz síncrotron é usada para identificar a estrutura dos átomos, através do acelerador de partículas. Com esses dados, os pesquisadores terão condições de mudar a estrutura das partículas, que poderão ser aplicadas em várias áreas, como energia, alimentação, meio ambiente, defesa e saúde, dentre outras..

Questionado de que forma o Ministério da Educação pode colaborar para que pesquisadores desenvolvam suas pesquisas no Brasil, sem a necessidade de buscar apoio, tecnológico ou financeiro fora do país, Mendonça Filho comentou que a Capes, que é uma fundação vinculada ao Ministério e que atua na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados, já dá esse apoio através da Fundação.

Segundo ele, o que o Ministério está se comprometendo é ampliar o apoio por meio do próprio CNPEM que passará a ser um centro de formação de graduação, por meio de uma Organização Social.

O Projeto Sírius está sendo construído em um terreno de 150 mil metros quadrados e deve custar cerca de R$ 1,7 bilhão, financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto está com 50 % das obras concluídas e a previsão de inauguração é junho de 2018.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Após febre com doce, preço do morango tem queda com baixa demanda

Artur Nogueira faz mutirão com vagas de emprego na semana que vem

55% das exportações da RMC sofrem impacto do tarifaço dos EUA

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.