CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Para evitar fraudes, Hospital Mário Gatti adota atestado médico digital

O Hospital Mário Gatti, em Campinas, adotou o processo de emissão de atestado médico digital, eliminando a possibilidade de fraude no sistema. Segundo estimativa da direção do hospital, entre 15%

O Hospital Mário Gatti, em Campinas, adotou o processo de emissão de atestado médico digital, eliminando a possibilidade de fraude no sistema. Segundo estimativa da direção do hospital, entre 15% e 30% dos atestados emitidos pela unidade são fraudados. Com a adoção da medida, os médicos do Mário Gatti estão sendo inscritos no e-CPF, a versão digital do CPF, que permite realizar operações de Pessoa Física com validade jurídica pela internet.

A proposta é inibir a falsificação, compra de atestados médicos e afastamento indevido de funcionários de empresas. As fraudes acontecem desde a alteração dos dados no atestado até a emissão do documento por médicos que não existem. De acordo com o presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta, metade do quadro médico do hospital já está habilitada para emitir o documento via internet. A expectativa, segundo ele, é de que nos próximos dias, todos já estejam cadastrados no sistema.

A prefeitura de Campinas informou que o sistema que permite a emissão de atestados digitais no Hospital Mário Gatti é fruto de uma parceria com a Associação Paulista de Medicina e com uma empresa de tecnologia, que ofereceram o serviço sem nenhum custo aos cofres públicos. A tendência é de que todas as unidades de saúde do município adotem o sistema no futuro.

Conteúdos