Polícia acredita que vizinhos de Viracopos tenham matado aves usadas na segurança viária

A Polícia Civil acredita que vizinhos do aeroporto Internacional de Viracopos tenham matado os dois gaviões e dois falcões que ficavam em um viveiro no terminal de Campinas, interior de São Paulo.

Essas aves eram treinadas e usadas para espantar pássaros que causam risco à aviação, como urubus. O caso foi em meados de abril e desde então, a polícia realiza oitivas, mas até agora não chegou a um suspeito. Há uma linha, inclusive, de que pessoas insatisfeitas com a desapropriação de uma área do entorno tivessem cometido o crime, mas policiais ainda preferem não gravar entrevistas sobre o inquérito.

O viveiro de pássaros é de uma empresa terceirizada e logo no início das investigações, a polícia já descartava a participação desses prestadores do serviço.

Para o especialista em segurança pública, Ruyrillo Magalhães há uma falha na segurança no terminal e falta de investimentos, principalmente na Polícia Civil. Ruyrillo foi delegado em Viracopos na década de 90 e hoje vê um sucateamento nas investigações.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que não irá comentar as investigações, mas diz que colabora com a Polícia Civil. Sobre a área em que os pássaros estavam, diz que é pública e bem próxima ao quartel da Polícia Militar. Dois gaviões já foram enviados ao aeroporto e outros dois falcões devem ser repostos nos próximos dias.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado não respondeu a reportagem a até o fechamento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.