PS adulto funciona 600% acima da capacidade e UTI infantil está superlotada na Unicamp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A semana começou com superlotação no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo. Na ala adulto, o atendimento logo no início da manhã desta segunda-feira (22/05) estava 600% acima da capacidade. Na parte infantil, suspensão dos acolhimentos devido à situação na UTI pediátrica que estava superlotada – 10 leitos e 12 crianças internadas. A enfermaria, também sem condições de receber mais pacientes.

A reportagem não pôde entrar no PS, mas pela porta vimos macas nos corredores e atendimento feito nesses locais. Luis Carlos Gomes de Sousa, que buscou o serviço de saúde, relatou os problemas que começaram no final de semana. O diretor da unidade adulto afirmou que não havia falta de médico, mas que a procura de fato estava bem acima, causando a superlotação no PS.

No caso da ala infantil, desde sexta-feira, a Unicamp pede que a população não busque a unidade. Jenniffer Paula não sabia e levou o filho de seis anos que está há uma semana com problema de saúde. Ela saiu revoltada. O chefe da emergência pediátrica, Fernando Belluomini, explica que a suspensão é necessária para atender as crianças internadas.

Além das alas adulto e infantil, Talita Cristina que está grávida contou que tentou atendimento no CAISM, que é o Centro de Saúde da Mulher da Unicamp e foi encaminhada ao Pronto Socorro.

A assessoria de imprensa da Unicamp reforça que é uma unidade referenciada e atende casos de emergência.  A Secretaria de Saúde lamenta a situação e sobre os atendimentos infantis diz que há remanejamento nos hospitais municipais. O período é crítico diante do Vírus Sincicial Respiratório que neste ano está mais agressivo. Segundo a pasta, se percebeu uma estabilidade no número de casos e há expectativa de um cenário melhor para os próximos dias.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também