A Polícia Militar do 8º. Batalhão cumpriu na manhã dessa quinta-feira uma reintegração de posse no centro de Campinas, na esquina das ruas Rua General Osório e Álvares Machado. O imóvel, construído para fins comerciais, tem três andares e estava ocupado por 12 famílias. O Capitão do 8º Batalhão da PM, André Pereira, afirma que os moradores não oferecem resistência durante a desocupação.
A obra, praticamente pronta, foi abandonada faltando apenas infraestrutura, como instalação elétrica. A ordem de reintegração foi da 9ª. Vara Civil de Campinas. O oficial de justiça informou que o prédio vinha sofrendo ocupações há 16 anos, com rotatividade de famílias. Alguns pagavam até aluguel pela vaga. Entre os moradores, Jaime Jeferson Garcia trabalha com fornecimento de alarmes e câmeras para os camelôs e alugou o local pela proximidade com o local onde atua.
Ele conta que o prédio foi adaptado para abrigar famílias, mas tinha pouca infraestrutura. Uma das moradoras afirma que muitos não têm para onde ir. No entanto, o advogado da empresa, que não quis gravar entrevista, informou que a assistência social e o conselho tutelar da prefeitura não identificaram vulnerabilidade social entre os moradores. A empresa forneceu caminhões para a retirada dos móveis dos moradores.