Bosque dos Italianos é considerado tesouro da Mata Atlântica

Pequeno no tamanho se comparado a outras atrações de lazer, mas rico na diversidade natural e cultural. Assim pode ser definido o Bosque dos Italianos, em Campinas.

Não é todo mundo que conhece esse espaço de quase 15 mil metros ²,  mas muita gente iria adorar passar um tempo nessa área preservada de Mata Atlântica com cerca de cem espécies de vegetação, entre os bairros Guanabara e Jardim Chapadão.

Dionete Santin que é Engenheira Agrônoma e chegou a abordar o espaço em uma tese de doutorado pela Unicamp, tem uma paixão que vai além das influências profissionais.

A Biblioteca citada por Dionate é caracterizada como uma joia, por Madalena Meloni, que é membro da Associação Amigos do Bosque dos Italianos. São quase oito mil títulos infanto-juvenis.

A Biblioteca Monterio Lobato é única municipal voltada às crianças em Campinas, fora das escolas, sendo uma subseção da Biblioteca Pública da cidade, inaugurada em 1946. A Infantil em 1979 foi transferida para o Bosque dos Jequitibás. No espaço dos Italianos, está desde 85, quando mudou para uma casinha de madeira. Hoje,está em casa de alvenaria que foi reformada há cinco anos. O espaço é muito bem conservado, colorido, lúdico e carrega a história do local.

Quem fez e faz parte dela, é Gláucia Maria Mollo, que mora nessa região há mais de 30 anos e há dois é bibliotecária no espaço. Hoje, o que há no local é uma brinquedoteca que atrai famílias de várias regiões.

O pai de Vicente de dois anos é um conhecido frequentador do Bosque dos Italianos. Miklos Bajay ressalta essa mescla natureza, literatura e diversão.

Além da Briquedoteca, o Bosque dos Italianos tem parquinho para as crianças, academia da terceira idade e trilhas em meio a vegetação. A manutenção e cuidado do espaço são feitos pela prefeitura e a Associação que foi criada em 2001, realizando mutirões de limpeza e plantios para manter a flora.

O Bosque surgiu nos planos da cidade em 1927, na proposta de loteamento de uma área que compunha a antiga fazenda Chapadão de propriedade de Otaviano Alves de Lima. A doação do terreno ao munícpio aconteceu em 60. Por muitos anos, chegou a abrigar o uma creche. No final da década de 70, houve a extinção e um projeto de reestruturação, ganhando as características de lazer.

Mais informações na página do Facebook – “Amigos do Bosque dos Italianos”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Looney Tunes voltam em desenho protagonizado por Gaguinho e Patolino

Depois da franquia Space Jam, alguns dos personagens mais queridos dos desenhos animados chegam ao cinema em mais uma comédia. Em Looney Tunes – O Filme: O Dia que a Terra Explodiu, Gaguinho e Patolino lideram uma batalha contra alienígenas. A dupla se torna a maior e única esperança da Terra diante de uma invasão extraterrestre, tornando-se heróis quando as trapalhadas deles dentro de uma fábrica de chicletes do bairro revelam uma tentativa secreta de controle mental alienígena. Eles ainda precisam conviver de forma tranquila, sem enlouquecerem um ao outro. 

Animação Rei dos Reis estreia nos cinemas nesta Semana Santa

Na semana em que se celebra a Ressurreição de Cristo, uma animação com temática bíblica estreia nos cinemas. Em Rei dos Reis, um pai compartilha com o filho a maior história bíblica de todos os tempos. O que começa como uma simples narrativa para dormir se torna uma jornada transformadora, onde, guiado pela imaginação, o menino caminha ao lado de Jesus, testemunhando milagres e o sacrifício de Cristo pela humanidade.  

Festival Japa e Rock é atração em Campinas no feriadão de Páscoa

Entre os dias 19 e 21 de abril, será realizado em Campinas a 2ª edição do Festival Japa e Rock, na Praça Arautos da Paz. A entrada é gratuita.

A programação será das 12h às 22h, de sábado a segunda-feira, feriado de Tiradentes, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.