Comércio pode oferecer desconto para pagamento em dinheiro

Os comerciantes agora podem cobrar preços diferentes conforme a forma de pagamento. A lei sancionada pelo presidente Michel Temer é vista como uma alternativa para que clientes e lojistas evitem anuidades e as taxas dos cartões. A opinião é do economista e professor Cândido Ferreira Filho, que ainda avalia que a medida vai permitir que os consumidores possam negociar os valores. Com isso, aposta que as tarifas no crédito e no débito podem sofrer baixas.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o índice cobrado nas operações com cartão varia de 5% a 7% e por isso a mudança pode causar outros impactos, principalmente nos custos e no faturamento direto. O novo panorama, ainda de acordo com o economista, também deve causar a redução nos preços, já que a opção de desconto para dinheiro vai ser um atrativo a mais no mercado. Assim, até mesmo a concorrência deve aumentar.

Pelas ruas do centro de Campinas, a aprovação é maciça. Quem pechincha, como Arlene de Jesus, vê na nova lei uma oportunidade de gastar ainda menos. Quem tem uma loja, como Marcelo Zamonari, vê na opção uma ótima saída. O texto não obriga o lojista a oferecer desconto nas compras feitas em dinheiro. Mas, se esse for o caso, só exige que o aviso esteja em local visível. O descumprimento é passível de punição prevista no Código do Consumidor.

A diferenciação de preços era proibida antes da sanção, mas a prática era comum em alguns locais. Apesar de bem recebida por muitos setores, a liberação é criticada pela Proteste, que atua na defesa do consumidor. A associação afirma que não há garantias legais de que haverá desconto para os compradores e alega que a medida pode resultar no sobrepreço de produtos, já que os clientes não terão condições de identificar se o preço a ser pago é real.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.