Ouça ao vivo

Alckmin autoriza construção das barragens de Amparo e Pedreira

Barragens serão construídas em Amparo e Pedreira (Foto: Leandro Las Casas)

O governo de São Paulo assinou, nesta quarta-feira, a autorização para que o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) construa as barragens de Pedreira e Duas Pontes, Amparo. O investimento é de R$ 782 milhões nos dois reservatórios.

O de Pedreira, no Rio Jaguari, deverá ser o primeiro a ser construído. Ele terá uma capacidade para armazenar 31,9 milhões de metros cúbicos de água. Já a barragem de Duas Pontes será construída no Rio Camanducaia, em Amparo, com uma capacidade de armazenamento de 53,4 milhões de metros cúbicos de água.

A previsão é que a licitação comece ainda essa semana e as obras em meados do segundo semestre.

Os imóveis que serão desapropriados para a construção das barragens já foram declarados de Utilidade Pública e o Daee já possui a Licença Ambiental Prévia.

De acordo com o governo do estado, juntos, os reservatórios poderão abastecer mais de 5,5 milhões de pessoas em cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. As obras são vistas como a principal solução para o abastecimento nas duas regiões já que a captação é feita a fio d’água na maior parte dos municípios e os reservatórios serviriam para o armazenamento próprio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.