CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Jovens de Campinas representam o Brasil em prêmio de inovação

Criadores de um sistema barato de tratamento de água em cisternas, três estudantes da Escola Técnica Bento Quirino, em Campinas, se preparam para representar o Brasil em uma competição internacional

Jovens de Campinas representam o Brasil em prêmio de inovação
Criadores de um sistema barato de tratamento de água em cisternas, três estudantes da Escola Técnica Bento Quirino, em Campinas, se preparam para representar o Brasil em uma competição internacional de inovação na Suécia. Matheus Henrique da Silva, Beatriz Ruscetto e Gabriel Trindade, todos com 18 anos, venceram a etapa nacional do Prêmio Jovem da […]

Criadores de um sistema barato de tratamento de água em cisternas, três estudantes da Escola Técnica Bento Quirino, em Campinas, se preparam para representar o Brasil em uma competição internacional de inovação na Suécia. Matheus Henrique da Silva, Beatriz Ruscetto e Gabriel Trindade, todos com 18 anos, venceram a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e receberam como prêmio 10 mil reais, além das passagens para a capital sueca.

O grupo atrásra se esforça para aperfeiçoar o inglês antes da viagem, marcada para atrássto. A intenção, segundo Gabriel, é aprimorar a apresentação do equipamento criado, que é composto por peças e materiais de baixo custo. Além de canos de PVC, o dispositivo usa uma placa de energia solar. O projeto tem capacidade para desinfetar até 100 cisternas e usou como base um programa do Governo Federal que instala os recipientes em regiões afetadas pela seca.

Como a água armazenada não recebe tratamento, a ideia surgiu para oferecer essa alternativa de maneira acessível às comunidades carentes. O modelo pode ser aplicado em diversos locais do mundo com características semelhantes. Na etapa brasileira, eles venceram outras 21 ideias e foram escolhidos depois de superarem outros quatro finalistas. Com a viagem garantida e marcada, Beatriz conta que o próximo desafio do trio é representar bem o Brasil na competição.

A Semana da Água em Estocolmo acontece entre os dias 26 e 30 de atrássto. Além da quantia dada aos alunos, também premiou a Escola Técnica Bento Quirino com 3 mil reais. O projeto é resultado de uma parceria entre várias instituições. Com apoio do Centro Paula Souza e de dois professores orientadores, os três estudantes conseguiram uma bolsa do CNPq através do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e assim desenvolveram a pesquisa vencedora.

Compartilhe

Conteúdos