O prazo final para o saque do Abono Salarial do PIS/Pasep, ano-base 2015 é 30 de junho. No país, 1,8 milhões de pessoas ainda não buscaram as agência bancárias. Em São Paulo, 520 mil trabalhadores estão nesta condição, sendo o estado com maior número de não retiradas do dinheiro.
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ressalta o período curto e orienta em casos de dúvidas. No site https://empregabrasil.mte.gov.br/, há informações de quem tem esse direito.
Algumas pessoas acabam confundindo o abono com as contas inativas do FGTS. Uma coisa, não exclui a outra e é importante se informar. Gabriel Trevisan já vai providenciar isso.
Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2015 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenha tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. O valor do abono depende de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Se trabalhou durante 12 meses, recebe o valor total do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.