O número de ônibus que permitem o pagamento com uso de QR está sendo ampliado em Campinas. Nesta terça-feira teve início a instalação do equipamento em mais 100 veículos que passam a contar com o equipamento de leitura de QR Code.
A conclusão da instalação em todos esses veículos deve levar alguns dias. Até então a tecnologia vinha funcionando em fase de testes somente nas linhas que atendem os distritos de Joaquim Egídio e Sousas.
Com o leitor, o passageiro pode comprar um bilhete de papel com o QR Code em um dos 300 postos de venda autorizados pela Transurc, e passar o bilhete, que vale para uma única viagem, no leitor, que fica junto à catraca. O custo de cada bilhete é de R$4,50. Os leitores seguem aceitando normalmente todas as modalidades do bilhete único.
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) planeja instalar o leitor em 1.200 veículos do transporte coletivo municipal. O custo de cada equipamento é de R$ 1.500. O intuitoé extinguir a circulação de dinheiro e cobrança de passagens por parte dos motoristas.