Os profissionais com deficiência de Campinas passam a contar com uma plataforma on-line destinada à inclusão no mercado de trabalho de forma humanizada. O objetivo principal é divulgar as ofertas de vagas exclusivas para esse perfil de profissional e direcioná-las aos candidatos, que cadastraram seu currículo no sistema.
A plataforma, no entanto, faz parte de um programa mais abrangente, o Emprega Bem, que oferece ao profissional com deficiência orientação sobre o mercado de trabalho e estímulo à autonomia no direcionamento de sua carreira. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, cita ainda a capacitação, já que a falta dela é a principal alegação das empresas para não contratar, e o acompanhamento após o processo seletivo.
O prefeito explica que, de acordo com o IBGE, Campinas tem 140 mil pessoas com deficiência, o que representa 14% da população, sendo 60% em idade produtiva. Eliane Jocelaine Pereira, secretária dos direitos da pessoa com deficiência e cidadania, afirma que o profissional com deficiência tem total condição de construir uma carreira empresarial e contribuir com o desenvolvimento e crescimento das empresas de Campinas.
Já há cerca de 300 vagas cadastradas na plataforma, com salários que variam de 1.800 a 3 mil reais. O endereço da plataforma é emprega-bem.campinas.sp.gov.br. E estará também disponível em aplicativo para celular a partir de 14 de Julho.