Relatório aponta queda de 4,5% nas vendas de combustível pelo segundo ano consecutivo

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes, a Fecombustíveis, divulgou o Relatório Anual da Revenda de Combustíveis no país. No documento, fica em evidência a queda nas vendas totais de combustíveis pelo segundo ano consecutivo, um total de 4,5 %.

Este resultado reflete o cenário de crise econômica e instabilidade política no Brasil, com registros de retração em diversos setores da economia, aumento no nível de desemprego e por consequência a queda da renda da população.

O relatório aponta queda de 18,4% no consumo do etanol, que em 2015 bateu recorde de vendas, e aumento no consumo da gasolina em 4,6%, que foi destaque no consumo e passou a representar 32% de todo combustível vendido no país em 2016. Apesar disso, o líder ainda é o diesel, com 45%.

Segundo o Presidente do Recap, Flávio Campos, a variação está ligada a uma menor oferta de etanol em função do aumento de procura pelo açúcar.

Também reflexo da crise, foi registrada queda de quase 20% na venda de veículos, e recuo de 11% na produção automobilística, o que impactou o setor de combustíveis:

Foi constatado aumento de fraudes em bombas para burlar o volume do combustível, e para Flávio Campos, isso também é reflexo da situação econômica brasileira.

O Gás Natural Veícular apresentou bons resultados em 2016: as vendas subiram 3%. O resultado positivo é justificado pelos preços mais elevados dos combustíveis líquidos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura de Campinas diz ter zerado fila por consultas oftalmológicas no SUS

Empresa aguarda autorização da Anvisa para produzir mosquitos contra a dengue

Procon-SP facilita acesso para denúncias de bebidas falsificadas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.