Vendas online crescem mesmo com a crise

O primeiro trimestre das vendas online foi de crescimento: 26% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a bandeira de cartões Mastercard. Na comparação entre março de 2016 e o mesmo mês de 2017, o resultado foi ainda mais chamativo: 36,2% de aumento. Os dados são de todo o Brasil.

Mas o especialista em e-commerce e criador de uma plataforma que orienta os interessados em prestar os serviços, Bruno Oliveira, não se diz surpreso. Para ele, como o mercado está em expansão no País e tem previsão de evolução na casa dos 12% este ano, os resultados não dependem tanto da economia.

O momento ruim nos outros mercados, por outro lado, influencia no comportamento dos consumidores, que pesquisam mais antes de comprar. A situação não só faz com que mais gente acesse marketplaces, como também leva outros a abrirem um negócio 100% online como solução para a crise. Com o desemprego em alta e empresas fazendo cortes, a saída muitas vezes é montar a própria loja na internet, principalmente devido a maior facilidade.

Mas quem fez esse caminho recomenda que o serviço seja rápido. Fernando Rachella vende artigos de pesca e tiro esportivos para todos os estados. A dica não vale só para atender justamente o diferencial do e-commerce, que é a agilidade, mas também para evitar o principal motivo de reclamação do setor. O não cumprimento dos prazos é o destaque entre os chamados recebidos pelo Procon Campinas. É o que diz o assessor técnico do órgão, Francisco Togni.

Além dos cuidados básicos, como a compra em portais de confiança e a checagem da reputação da empresa, os clientes devem recorrer aos prints. Isso porque uma medida simples como o salvamento do passo a passo nas telas do dispositivo já servem como prova em caso de reclamação junto ao Procon.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Por tarifaço, empresários cogitam demissões nas indústrias do polo têxtil de Americana

Comércio projeta otimismo com as vendas para o Dia dos Pais em Campinas

Procon-SP: queixas de inquilinos crescem 36,5% nos primeiros cinco meses do ano

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.