A licitação para a concessão dos pontos de ônibus de Campinas foi suspensa por tempo indeterminado, de acordo com publicado no Diário Oficial de Campinas nesta quarta-feira, 26. Segundo a publicação, a suspensão acontece em cumprimento à determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).
De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, a determinação do TCE ocorreu por solicitação de duas empresas, que realizaram questionamentos à Emdec em relação ao edital e não julgaram as respostas satisfatórias. Segundo o Secretário, ambas as empresas apresentaram os mesmos questionamentos. Agora, Emdec não estima uma data para a abertura dos envelopes da licitação. Mesmo assim, Barreiro espera que o processo não sofra grande atraso.
A licitação dos pontos de ônibus de Campinas tem enfrentado uma série de problemas. O primeiro processo, com abertura de envelopes em janeiro, não teve interessados. Por isso, a licitação foi declarada deserta. Com isso, o projeto foi reformulado, e uma nova licitação foi apresentada, reduzindo em 55% o número de locais de parada que serão cedidos à iniciativa privada. Dos 1,8 mil pontos que existem na cidade e que estavam dentro do projeto inicial, apenas 800 deles, localizados a partir da região central, estão na segunda licitação, agora suspensa por prazo indeterminado.