Metade dos acidentes fatais na região acontece entre 18h e 6h

Das 499 mortes em acidentes de trânsito na região de Campinas em 2017, 49,7%, aconteceram entre seis da tarde e seis da manhã. Além da pouca visibilidade, problemas antigos estão entre as causas. As ocorrências são concentradas principalmente as sextas, aos sábados e domingos: 49,6%. E entre as vítimas estão predominantemente homens, 85,9%, e jovens de 18 a 29 anos, 24,2%. Os balanços foram feitos pelo Infosiga.

O órgão é ligado ao governo do Estado de São Paulo e considera os dados de cidades próximas. Além da Região Metropolitana de Campinas, Limeira, Jundiaí e Bragança Paulista também constam nos números levantados. Para a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa, os índices indicam o que já se sabe e que, ainda assim, segue causando fatalidades: a combinação do consumo de álcool e a irresponsabilidade.

Dentro da região considerada pelo estudo, as colisões e os atropelamentos são mais comuns. As motocicletas se envolveram em 35,5% dos acidentes e os pedestres em 29,4%. Os automóveis representam 25%. Já as bicicletas, 5,2%. Os índices são semelhantes aos do estado, que contabilizou 2.753 óbitos entre janeiro e junho, sendo 53,8% do total durante a noite e a madrugada. Entre veículos, 38,1%, atropelamentos 31,6%. Contra objetos fixos, equivalem a 13,8%.

Para exemplificar a alta de mortes no trânsito, a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito ainda traça um paralelo entre os números de vítimas de homicídios e os casos fatais em estradas e rodovias do estado. Apesar do alerta, que integra um esforço do governo em reduzir as mortes nas vias pela metade até 2020, o Infosiga divulgou que houve queda de 3,8% na comparação das estatísticas. Em 2016, foram 2.861 casos, 108 vítimas a mais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

“Fechamos um ciclo”, destaca delegado da PF ao avaliar Operação Vareio nesta terça (30)

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Americana

Voos para Campinas são cancelados após fechamento do Santos Dumont, no Rio 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.