Prefeitura envia projeto para criar banco de vagas para aprendizes

A Prefeitura quer reduzir o déficit de vagas para jovens aprendizes em Campinas. A intenção é dar oportunidade de emprego aos adolescentes e fazer com que as empresas da cidade cumpram o percentual previsto na lei federal. O Executivo estima que 3 mil colocações estejam preenchidas atualmente, mas calcula um potencial de 15 mil. Com base nisso, enviou para a Câmara um projeto de lei para promover cursos e facilitar o contato com os empresários.

Se o texto for aprovado, o prefeito Jonas Donizette diz que 400 vagas em parceria com o Centro de Educação Profissional, o Ceprocamp, serão abertas para 2018, mas ainda promete a criação de uma espécie de banco de empregos. As aulas de logística, informática, auxiliar administrativo e almoxarifado foram planejadas para um total de 400 horas. Um processo seletivo deve ser feito junto às oito entidades certificadas dentro do município, como os Patrulheiros.

O titular da Secretaria de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, alega que vai contar com os dados do Ministério do Trabalho para buscar as empresas que não cumprem a cota obrigatória prevista na Lei do Aprendiz, que é de 5% a 15%. Segundo o secretário, o projeto permite que o CPAT seja o principal canal entre os jovens de 14 a 17 anos e os empregadores e funcione como o intermediador direto na oferta de vagas. A ideia é que os próprios órgãos tenham acesso a isso. A expectativa é de que a proposta passe sem dificuldade pelo Legislativo e por isso a previsão de Yabiku é de que os detalhes sobre os cursos profissionalizantes e o programa sejam divulgados até o mês de novembro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.