Ouça ao vivo

Primeiro Parklet de Campinas divide opiniões de moradores do Cambuí

Valéria Hein

Prometido para esse fim de semana, o primeiro Parklet de Campinas ainda não foi inaugurado, mas já divide opiniões entre moradores e motoristas no Cambuí, onde está instalado, na Rua Coronel Quinino, esquina com Rua Santos Dumont. O projeto é piloto e poderá se estender a outras regiões de Campinas. O objetivo é transformar espaços antes ocupados por uma ou duas vagas em mini-praças de convívio, com bancos, paisagismo, wifi e carregador de celular.

A ideia, no entanto, não agradou o morador Marcos Antônio. Ele alega que o projeto interfere diretamente no trânsito por estar localizado numa esquina, com semáforo. Para o morador do Cambuí, Nelson Micuci, o parklet invade a via e afunila o tráfego. Outra preocupação de moradores do Cambuí, como Célio Pedrazzi,  é de que a estrutura instalada poderia represar a água da chuva.

Elisabete Pessoa alega ainda que o parklet vai gerar tumulto na calçada e prejudicar o pedestre. Para Plínio Franco da Silveira Filho, no entanto, o raciocínio é inverso, pois libera espaço para o pedestre. O morador Marco Antônio Wekerlin também elogia a originalidade do projeto. Independente do ponto de vista, o parklet já virou polêmica. O motivo é pelo fato de ser inovador, de acordo com César Vieira, um dos empresários apoiadores do projeto.

Ele lembra que tudo foi financiado pela inciativa privada, sem custo para a prefeitura. Cesar rebate as críticas de prejuízo no trânsito, lembrando que o espaço já era ocupado por uma vaga de carro. Com relação ao alagamento que poderia ocorrer no local, César afirma que a precaução quanto a isso está prevista na obra. A previsão é que esse primeiro parklet da cidade seja inaugurado nesse fim de semana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.