Uma bebê morreu após passar mal em uma creche particular de Campinas, na tarde desta terça-feira (08/08). Segundo informações de familiares, quando a mãe da menina de quatro meses foi buscá-la após o período no berçário, ela já estava com a boca roxa.
Foi só então, que junto com a diretora, levaram a criança ao hospital Casa de Saúde, onde acabou não resistindo e morreu.
A hipótese é que a bebê tenha engasgado e depois sofrido uma parada cardíaca, mas os laudos ainda são aguardados.
A escola é a “Casinha do Saber” que fica no centro da cidade e tem quase dez anos de funcionamento. Na manhã desta quarta-feira (09/08), estivemos no local e a advogada Juliana Pereira disse que só irão se pronunciar após a conclusão dos exames. Ela contou que a criança estava em fase de adaptação e que aquele era o primeiro dia dela no local.
A representante ainda afirmou que a unidade infantil está regularizada.
A prefeitura de Campinas, no entanto, em nota, informou que a escola não tem alvará de funcionamento. A Secretaria de Urbanismo disse que iria encaminhar um fiscal ainda nesta quarta para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias.
A administração explica que esses locais só podem funcionar com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB), Alvará de Uso expedido pela Secretaria de Urbanismo e Firma Aberta, além de ter que apresentar um detalhamento das atividades.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação lançou o selo Escola Bem Legal justamente para alertar os pais que somente a obtenção do alvará de uso não permite que a escola entre em funcionamento.