Agricultor que preservar água e solo será recompensado

A Prefeitura de Campinas vai oferecer dinheiro aos agricultores que adotarem medidas de conservação da água em propriedades do município. Recompensas não-monetárias, como serviços de assistência técnica, também estão previstas. A intenção da Secretaria do Verde é promover o desenvolvimento sustentável em regiões específicas que ficam a montante dos rios Atibaia e Capivari. O titular da Pasta, Rogério Menezes, classifica a medida como um acordo.

Ele explica que o programa possui uma série de critérios e é direcionado somente aos produtores rurais da cidade que possuam pendências e obrigações, mas que não tenham sido multados ou cometido infrações e crimes ambientais. As regras se aplicam aos locais que ficam em zonas de proteção acima das captações da Sanasa. O objetivo é a reparação ambiental do solo e da água, principalmente depois da crise hídrica que atingiu toda a região de Campinas.

O público-alvo é estimado em 130 agricultores, sendo que 100 seriam contemplados já nessa primeira fase da iniciativa. A adesão pode ser feita pela internet e será confirmada se todos os pré-requisitos forem preenchidos. Depois disso, um projeto personalizado será feito de acordo com as características de cada área rural. A partir disso, medidas conjuntas serão feitas. Os agricultores habilitados poderão receber até R$ 832,425 por hectare ao ano.

Mas além do aporte financeiro, elogiado por ser entendido como uma forma de estímulo ao pequeno produtor, o engenheiro agrônomo e Diretor Regional da Cati, José Augusto Maiorano, ressalta a importância dos serviços especializados. Para ele, como muitos agricultores enfrentam dificuldade para se adequar às exigências legais, a proposta serve para suprir essas necessidades, já que também será oferecida, por exemplo, assistência técnica para preservação.

O edital para habilitação dos produtores rurais foi publicado recentemente no Diário Oficial. Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online no site campinas.sp.gov.br. Dúvidas pelo telefone (19) 2116-8487.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Fios soltos, fiação caída, postes com fios soltos Campinas

Postes das ruas de Campinas estão tomados por sobras de fios de telefonia

Saúde emite alerta para possíveis casos de intoxicação por metanol em Campinas 

Temperaturas máximas sobem nos próximos dias na região; máxima pode chegar aos 35º

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.