Com relicitação, futuro de Viracopos é marcado por incerteza e preocupação

A expansão anunciada pelo consórcio Aeroportos Brasil, que assumiu em 2012 o aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, com um lance de R$ 3,8 bilhões, foi audaciosa. Um novo terminal foi construído para ser inaugurado para Copa do Mundo de 2014. Sofreu vários atrasos e ainda hoje tem espaços inacabados.

São 178 mil m², 28 pontes de embarque e 65 vagas para aeronaves. Com capacidade de 25 milhões de passageiros ao ano.

Na apresentação aos investidores, a demanda de passageiros projetada para 2016 era de 17,9 milhões. Chegou a 9,3 milhões.

29 julho de 2017 – Assembleia Geral Extraordinária com acionistas na sede da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. A decisão – o terminal de Campinas será devolvido ao governo federal para relicitação, prevista na medida provisória 13.448, sancionada em junho desse ano. Com dívidas de cerca de R$ 500 milhões, atraso na outorga de 2016 e uma das principais acionistas envolvida na Lava Jato, a UTC, Viracopos será o primeiro a usar a “devolução amigável”.

A novidade causa incertezas e preocupação em usuários, como Gabriel Brescansin.

Quem investiu em negócios dentro de Viracopos já cogita deixar o aeroporto. Alex Gomes é responsável por um café há um ano no saguão do terminal.

A viabilidade de Viracopos, na análise do economista da Unicamp, Pedro Paulo Bastos, só ocorre em um cenário distinto do atual.

Diante da conjuntura, o economista vê a decisão pela relicitação como a mais adequada, o que não significa que não terá entraves. A “devolução amigável” prevê um período transição de 24 meses que pode ser prorrogado. Durante ele, a concessionária continua operando Viracopos, embora paralise os investimentos. A preocupação é com as burocracias e acordos (ou não) entre consórcio e governo federal.

No campo político, a decisão pela devolução de Viracopos não surpreendeu o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que vê como desafio mudar essa imagem de crise.

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Viação e Transportes se mobiliza para audiência pública sobre o assunto. São vários pontos a serem esclarecidos, como traça o membro do grupo, deputado federal, Vanderlei Macris, do PSDB.

Por cinco vezes, o aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi classificado como o melhor do Brasil. A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ocorre trimestralmente desde 2013.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Por tarifaço, empresários cogitam demissões nas indústrias do polo têxtil de Americana

Comércio projeta otimismo com as vendas para o Dia dos Pais em Campinas

Procon-SP: queixas de inquilinos crescem 36,5% nos primeiros cinco meses do ano

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.