Ouça ao vivo

PF prende dois suspeitos de tráfico internacional de armas em Rio Claro

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e dois de prisão, em Rio Claro, na manhã desta quinta-feira. A ação fez parte da operação Senhor das Armas, que combate o tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro. As investigações começaram em maio de 2016, quando a Receita Federal apreendeu uma grande quantidade de peças de armas de fogo e munições de calibre restrito no aeroporto de Viracopos.

Na ocasião, uma carga de Miami que seguiria para o aeroporto internacional de Vitória/ES, teve sua rota desviada por condições meteorológicas e foi recepcionada pela alfândega no terminal aéreo de Campinas. Ao verificar a carga, a receita contabilizou 41 peças de arma de fogo de calibre restrito, como fuzis e 850 munições. A partir daí, a Polícia Federal iniciou a investigação que contou com a cooperação internacional da corporação nos Estados Unidos e de autoridades do serviço de imigração americano.

Em setembro de 2016 foram então apreendidas diversas peças de fuzil em uma empresa na Flórida, que pertence a um brasileiro, que é o principal investigado na operação. Esse material seria enviado para o Brasil. Na ponta brasileira da investigação foram localizados os envolvidos, suspeitos da prática de tráfico internacional de armas, que foram alvo da operação, segundo afirmou o delegado da Polícia Federal, Paulo Víbrio. Segundo ele, a empresa norte americana comandada pelo brasileiro declarava que envia peças de maquinário ao Brasil.

Na casa onde um dos suspeitos foi preso em Rio Claro, a Polícia Federal apreendeu quatro pistolas, uma espingarda calibre 12 e muita munição. A investigação pretende agora descobrir para quem essas armas eram vendidas. Os envolvidos no esquema vão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas e também de lavagem de dinheiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.