Projeto quer detalhar contratações de autarquias no Diário Oficial

As contratações e exonerações dos cargos de confiança das autarquias e órgãos da chamada administração indireta, em Campinas, terão que ser publicados no Diário Oficial. Essa é a proposta de um projeto de lei na Câmara Municipal. Protocolado pelo vereador Tico Costa, do PP, no início de agosto, o texto estabelece o detalhamento do nome do empregado ou servidor e também a descrição da função exercida por ele para que a população tenha acesso.

A justificativa do autor é promover a transparência em todos os setores ligados ao Executivo, mesmo nas entidades de sociedade mista, como Emdec, Sanasa e Ceasa. Para isso, diz se basear em um decreto municipal e na lei federal. Citado por Tico, o artigo 37 da Constituição Federal determina que “a Administração Pública direta e indireta” dos Poderes da União obedeça “aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. A intenção é justamente permitir que as mudanças nos órgãos possam ser vistas.

A ideia também se ampara em medidas semelhantes em outras cidades e que possuem decisões favoráveis do Tribunal de Justiça de São Paulo, o TJ-SP. Para o professor de Direito Administrativo da Mackenzie, Antônio Cecílio Pires, o projeto é bom.  Na opinião dele, a proposta reduz bastante a possibilidade dos chamados cabides de emprego, porque amplia o acesso às informações. Além de prever a divulgação das movimentações, o projeto não cria despesas, porque a publicação deverá ser feita no Diário Oficial eletrônico. Além disso, não impõe novas atribuições às pastas e órgãos da Administração Indireta.

Protocolado na Câmara de Vereadores, a proposta deve passar ainda pelas comissões da Casa – entre elas, a de legalidade. Nesse período, o texto pode sofrer mudanças. Somente depois desse processo deve seguir para votação. Questionado sobre a possiblidade de aprovação pelos colegas de Plenário, Tico Costa se disse confiante. Por outro lado, nega que tenha a intenção de conversar com o Executivo para que o projeto seja sancionado e passe a valer na cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comvest abre inscrições para processo seletivo Enem-Unicamp 2026 

Polícia faz operação contra suspeitos de usar ‘deep fake’ de Gisele Bündchen para aplicar golpes

Ao Jornal da CBN, Alexandre Padilha diz que governo analisa compra de antídoto contra metanol

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.