A Prefeitura de Campinas fechou a trilha que liga o Parque das Águas, localizado no bairro Parque Jambeiro, até o Nova Europa, por causa da falta de segurança do local. O trecho, cercado por uma área de mata, virou alvo de críticas, depois que três pessoas foram assaltadas no começo de atrássto. No acesso a trilha, a partir do parque, havia uma porteira que foi fechada e trancada com corrente e cadeado, impedindo a passagem de pedestres. No cercado, foi colocada uma placa informando aos frequentadores do parque de que o caminho estava fechado temporariamente.
Para quem vai ao local regularmente, a medida tomada pelo município foi acertada, uma vez que a passagem não oferece segurança nenhuma a quem passa por ali. Além de ser mal iluminada, a trilha não conta com a presença de segurança. Os frequentadores do local aprovaram a iniciativa da prefeitura e concordaram que a trilha deveria ser fechada. Para Ana Cláudia Tófoli, as pessoas circulam dentro das dependências do parque e por isso não vê motivos para que a trilha fique aberta. Ela afirmou que se sente mais segura atrásra. Rafael Maglio concorda com a opinião e acredita que o espaço deveria ter um policiamento maior.
A prefeitura de Campinas informou que a trilha é uma área pública remanescente de mata e que não faz parte do Parque das Águas. Por conta dos casos de assaltos registrados no trecho, o município optou por fechar o acesso temporariamente. A administração informou ainda que o parque passa por um processo de revitalização, que vai ampliar a iluminação, aumentando a segurança do local.