CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vizinhança Solidária chega a mais dois bairros em Campinas

Os bairros Jardim Nova Mercedes e Parque Eldorado, na região sul de Campinas, contam atrásra com o sistema Vizinhança Solidária. O projeto para evitar crimes integra os moradores em uma

Vizinhança Solidária chega a mais dois bairros em Campinas
Vizinhança Solidária

Os bairros Jardim Nova Mercedes e Parque Eldorado, na região sul de Campinas, contam atrásra com o sistema Vizinhança Solidária. O projeto para evitar crimes integra os moradores em uma rede de contatos, elege tutores entre eles e facilita a comunicação com a Polícia Militar.

Esse modelo, que também envolve o Conselho de Segurança local, já foi adotado em outros pontos da cidade, como no Taquaral e no distrito de Sousas. E o Capitão da PM e Comandante da 6ª Companhia de Polícia do 47º Batalhão, Augusto Paiva, diz que a ideia é expandir ainda mais a iniciativa.

Segundo ele, esta é a primeira vez que a série de medidas preventivas chega à periferia do município. Neste caso, dois tutores foram escolhidos. Além de receber de maneira direta a comunicação sobre alguma movimentação suspeita, as autoridades também enviam dicas de segurança.

A ideia é fazer com que cada vizinho de uma rua, ou quarteirão, faça parte de uma espécie de esquema de monitoramento contra roubos e assaltos. Reunidos em grupos de Whatsapp, os participantes integram um cadastro da Polícia e recebem placas, que são afixadas nas fachadas das casas.

Na opinião do Capitão Paiva, a medida deu certo em outros locais porque minimiza pontos de fragilidade e inibe a ação dos bandidos. Antes da implantação do Vizinhança Solidária, os policiais visitam as regiões e apontam situações vulneráveis e as prováveis falhas de segurança.

Conteúdos