Vizinhança Solidária chega a mais dois bairros em Campinas

Vizinhança Solidária

Os bairros Jardim Nova Mercedes e Parque Eldorado, na região sul de Campinas, contam agora com o sistema Vizinhança Solidária. O projeto para evitar crimes integra os moradores em uma rede de contatos, elege tutores entre eles e facilita a comunicação com a Polícia Militar.

Esse modelo, que também envolve o Conselho de Segurança local, já foi adotado em outros pontos da cidade, como no Taquaral e no distrito de Sousas. E o Capitão da PM e Comandante da 6ª Companhia de Polícia do 47º Batalhão, Augusto Paiva, diz que a ideia é expandir ainda mais a iniciativa.

Segundo ele, esta é a primeira vez que a série de medidas preventivas chega à periferia do município. Neste caso, dois tutores foram escolhidos. Além de receber de maneira direta a comunicação sobre alguma movimentação suspeita, as autoridades também enviam dicas de segurança.

A ideia é fazer com que cada vizinho de uma rua, ou quarteirão, faça parte de uma espécie de esquema de monitoramento contra roubos e assaltos. Reunidos em grupos de Whatsapp, os participantes integram um cadastro da Polícia e recebem placas, que são afixadas nas fachadas das casas.

Na opinião do Capitão Paiva, a medida deu certo em outros locais porque minimiza pontos de fragilidade e inibe a ação dos bandidos. Antes da implantação do Vizinhança Solidária, os policiais visitam as regiões e apontam situações vulneráveis e as prováveis falhas de segurança.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM prende agressor de mulher em Campinas; ela já tinha medida protetiva contra ele 

Batida entre dois ônibus deixa quatro feridos na John Boyd Dunlop, em Campinas 

Equipamentos da turnê de Kylie Minogue desembarcam em Viracopos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.