Promessa de Campanha do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o AME – Ambulatório Médico de Especialidades – está com as obras em andamento. A obra conta com investimento de R$ 78 milhões, do Governo do Estado, e inclui a construção, ao lado, de um CAPS. O AME e o Caps estão sendo construídos num terreno de mais de 8 mil m², na avenida Prefeito Faria Lima. Maria Campos Gomes torce para a obra ser entregue rápido, mas lembra que não adianta o AME ficar pronto sem médicos para atender.
Em Amparo, onde já existe um AME, a população aprova o atendimento. Roberto de Moraes relata espera de apenas meia hora para a consulta médica. Juliana Vieira também foi atendida com rapidez. O agricultor, Fernando Gritti, disse que foi recebido com atenção na recepção. Em Amparo, o AME é administrado pela Unicamp e é unidade de referência para atendimento ambulatorial em 48 especialidades, exames e cirurgias de baixa complexidade.
O ambulatório oferece ainda assistência hospitalar, exames, análises clínicas, diagnósticos por imagem e cirurgia ambulatorial, com capacidade de atender 257 mil pessoas. Atende também cidades próximas, como Águas de Lindóia, Arthur Nogueira, Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Santo Antônio de Posse e Serra Negra. Os AMEs começaram a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo.