CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da estiagem, municípios da região descartam racionamento de água

O período mais seco dos últimos 30 anos diminuiu a vazão dos rios que abastecem os municípios da região de Campinas. Foram registrados apenas 61 milímetros de chuvas entre junho

Apesar da estiagem, municípios da região descartam racionamento de água
Foto: Marco Guarizzo

O período mais seco dos últimos 30 anos diminuiu a vazão dos rios que abastecem os municípios da região de Campinas. Foram registrados apenas 61 milímetros de chuvas entre junho e setembro. Mesmo assim, o volume é suficiente para evitar o racionamento, diferentemente do que aconteceu na crise hídrica de 2014. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, explica que apesar do nível baixo, os rios geram água suficiente para o abastecimento.

Mesmo com a garantia de que não haverá racionamento, os consumidores precisam evitar o desperdício para que não haja qualquer risco de corte, como diz a fiscal de meio ambiente de Louveira, Tatiana Correa da Silva.

Para garantir um volume maior de água nos rios, o Consórcio PCJ, que fiscaliza mananciais dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, promoveu em Campinas um seminário para apresentar soluções de preservação de áreas de mata ciliar nas bacias hidrográficas da região. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente apresentou projetos como o Cadastro de Proprietários Rurais e o Pagamento por Serviços Ambientais, que poderiam controlar a vazão nas nascentes.

Compartilhe

Conteúdos