Campanha de vacinação contra a raiva deve imunizar quase 100 mil cães e gatos em Campinas

Com início neste final de semana, a campanha de vacinação contra a raiva animal deve imunizar quase 100 mil cães e gatos em Campinas. A ação começa neste sábado e domingo nos postos distribuídos nas regiões Norte, Sudoeste e Noroeste. Os animais das regiões Leste e Sul receberão as doses em 30 de setembro e 1º de outubro. A expectativa da Secretaria é vacinar, durante toda a campanha, pelo menos  78 mil cães e 15 mil gatos com idade a partir de três meses. A vacina é de graça, segura e importante porque a cidade tem registrado casos de raiva em morcegos, que podem contaminar animais domésticos.

Somente nesse ano, Campinas registrou 16 casos confirmados de raiva em morcegos. O número é quase o dobro da média anual do município. Sete deles foram encontrados na região norte, sendo seis no distrito de Barão Geraldo e um no Parque Santa Bárbara, onde as ações da prefeitura estão concentradas e devem prosseguir até o fim deste mês setembro.

De acordo com o médico veterinário e do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Ricardo Conde Alves Rodrigues, o aumento dos casos confirmados de raiva em morcegos registrados no município estão dentro da normalidade. Ele ressalta a importância da vacinação pelo fato de que o vírus da doença continua circulando, mesmo que a incidência em animais domésticos seja muito pequena. As doses da vacina contra a raiva estarão disponíveis em 322 pontos fixos e moveis espalhados pela cidade. As datas, horários e endereços podem ser consultados no portal da prefeitura ou pelo telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais de 700 kg de alimentos impróprios são recolhidos em Americana

Campinas registra novas mortes por gripe e dengue; pacientes eram idosos

Flagrantes de motoristas avançando sinal vermelho aumentam 24% em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.