Em meio à redução de normas do SUS, Campinas premia servidores

Presente na premiação das melhores iniciativas e práticas do Sistema Único de Saúde em Campinas, o secretário municipal, Cármino de Souza, detalhou a tentativa do Ministério em reduzir o número de portarias e resoluções do SUS.

A meta é enxugar e desburocratizar a gestão do sistema em todo o Brasil até 2020. O trabalho começou pelo gabinete do ministro, que baixou o total de normas que se confundiam ou interferiam umas nas outras de 17 mil para 700.

Na opinião de Cármino, a medida tem como objetivo facilitar a tomada de decisões nos municípios e estados, já que atualmente isso exige muito estudo das equipes jurídicas nos campos normativo, administrativo e financeiro.

A fala do secretário foi feita durante a abertura do evento que escolheu as 10 equipes vencedoras do 1º Prêmio Municipal Práticas Exitosas no SUS. A premiação foi criada para reconhecer e valorizar ideias dos servidores.

As iniciativas foram feitas para atender a demanda da população na Atenção Primária em Saúde.  Ao todo, 44 trabalhos participaram. Os três melhores receberam o custeio para até dois autores participarem de um evento nacional. Do quarto ao sexto lugar, o prêmio foi uma visita técnica a outra cidade para conhecer outras experiências na saúde.

Entre o sétimo e o décimo, foram oferecidos cursos no valor de até R$ 2 mil para um dos autores de cada projeto. A verba usada nas premiações veio do montante recebido em 2013 pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Campinas, que naquele ano participou do programa InovaSUS do Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vereadora de Campinas está em flotilha interceptada por Israel; grupo seguia para Gaza

Com reservatórios em baixa, DAE de Americana reconhece falta d’água em vários bairros

Incêndio em área de mata em Espírito Santo do Pinhal ainda não foi extinto

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.