Grupo da Unicamp resgata idiomas e lança livros indígenas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um grupo do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em Campinas colaborou para a publicação de dois livros indígenas, escritos no idioma Nhandewa-Guarani. As obras serão usadas na escola de uma tribo em Bauru. O trabalho contou com a participação do professor do IEL, Wilmar D’Angelis. Ele lidera desde 2008 o projeto InDIOMAS, responsável por resgatar e fazer a inclusão de línguas indígenas. Entre as atividades, está a criação de sites.

O docente explica que o trabalho foi feito novamente em parceria com a ONG indianista Kamuri e com a Fundação Nacional do Índio, a Funai, para o reforço e manutenção dos idiomas em comunidades e tribos pequenas do Estado. Além da formação dos professores indígenas, o grupo já colaborava com essas escolas por meio de várias ações, como a organização de oficinas com falantes de línguas indígenas e também a elaboração de gramáticas pedagógicas.

Os dois livros, portanto, servem como continuidade do projeto. Eles vão atender, por exemplo, comunidades do norte do Paraná e de todo o litoral paulista. Aldeias com dialetos próximos também podem fazer uso das obras.

De acordo com o professor, as publicações não serão comercializadas no circuito tradicional e ficarão disponíveis em bibliotecas universitárias, instituições voltadas à causa indígena, diretorias de ensino e universidades regionais. “Lições de Gramática Nhandewa-Guarani (vol. 1)” será usado para ensinar o dialeto nhandewa nas escolas das comunidades. Junto com ele, foi lançado “Inypyrũ”, que trata sobre as narrativas sagradas da criação do mundo.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0 0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também