Teste com nova linhagem do ‘Aedes do Bem’ será em Indaiatuba

Indaiatuba, no interior de São Paulo, será a cidade teste para a nova linhagem de mosquitos transgênicos, usados para combater doenças como a dengue, transmitidas pelo Aedes Aegypti.

As pesquisas são feitas pela Oxitec que mantém a soltura de insetos em Piracicaba, também no interior paulista, que foi a primeira do país a receber os chamados “Aedes do bem” em abril de 2015.

A diferença, é que agora, a linhagem de Indaiatuba apresenta uma evolução.

Os mosquitos transgênicos são machos que não picam e não transmitem doenças. Em um primeiro momento, ao cruzar com as fêmeas que são as transmissoras, geravam uma prole que morria antes de atingir a idade adulta, quebrando o ciclo da transmissão.

A nova linhagem, ao gerar prole, apenas as fêmeas morrem, mantendo os machos com genes modificados. Isso representa um ganho, já que serão mais insetos com objetivo de barrar a transmissão, como explica Cecília Kosmann que é coordenadora de Suporte Científico da Oxitec.

A nova linhagem do Aedes do Bem também reduz custos e otimiza a operação.

A liberação desses novos mosquitos para fins comerciais ainda não foi autorizada e os testes em Indaiatuba compõem o processo para que haja o aval. Serão 36 meses de avaliações com a soltura do “Aedes do Bem”, em pontos estratégicos do município, sem custos para a prefeitura, já que foi firmado um Acordo de Cooperação. O secretário de municipal de saúde, Jose Roberto Stéfani, vê a ação como um complemento às medidas já adotadas. Os novos mosquitos devem ser soltos até o final desse ano.

Em Piracicaba, a efetividade no combate ao mosquito com o Aedes do Bem fez a prefeitura ampliar a soltura de cinco para 12 bairros. Juiz de Fora, em Minas Gerais, será a segunda cidade do país a receber os mosquitos da primeira linhagem, com solturas previstas para começar até o final deste ano. Nesses dois municípios, a prefeituras pagam pelo serviço, cerca de R$ 30 por habitante/ano.

Se a nova linhagem for liberada para fins comerciais, a expectativa é que a antiga seja totalmente substituída.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Barão de Atibaia será interditada nesta terça-feira para reparo em rede de esgoto

Apagão que atingiu parte do país também afetou moradores da região de Campinas

Dois homens ficam feridos após capotamento durante perseguição policial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.