Ouça ao vivo

Vendas de agosto animam Acic para o resto do ano

Foto: André Berenguel

As vendas subiram 4,77% em agosto em relação ao mês anterior no Comércio Varejista de Campinas e Região. E a expectativa do economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Laerte Martins, é boa para o semestre. A avaliação dele é positiva mesmo na comparação com agosto de 2016, na qual o acréscimo foi de 0,49%. O índice pode ser pequeno, mas é interpretado como um resultado válido após um ano que começou com previsões pessimistas.

A elevação é explicada pela movimentação do Dia dos Pais, quando os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria ficaram aquecidos. Os números ajudaram a mostrar uma ligeira reação no paralelo entre os dois acumulados. Entre janeiro e agosto de 2017, as vendas recuaram 1,04% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, a retração ficou abaixo das registradas anteriormente e por isso o balanço da Acic é bom e a previsão é otimista.

Outro motivo para a expectativa positiva para o semestre é a baixa na taxa de juros, que elevou o volume de vendas a prazo em agosto. Como tudo indica que isso deve se manter, o Dia das Crianças e o Natal devem somar boas vendas. Se os números de agosto animam a Acic para o futuro, por outro lado também ligam um alerta sobre a inadimplência na Região Metropolitana.

Isso porque houve acréscimo de 5,72% nesse índice em relação ao mesmo mês de 2016. Na comparação com o julho deste ano, porém, teve queda de 30,52%, o que pode ser interpretado como efeito da utilização do FGTS inativo no pagamento das contas em atraso. O total de inadimplentes passa de 446,8 mil pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.