Comissão visita RMC e propõe novo Plano de Direitos Humanos

Em visita a Campinas, a Caravana de Direitos Humanos deu detalhes sobre os pontos que considera críticos e que precisam ser atualizados no Plano Estadual. Presidente da subcomissão na Alesp, a deputada estadual Marcia Lia, do PT, diz que o sistema carcerário é um dos itens que precisam de um debate mais amplo.

Como exemplo, ela cita as más condições gerais das prisões no estado de São Paulo e o aumento de 700% da população carcerária feminina em todo o Brasil. Segundo ela, o momento demonstra o que chama de encarceramento feminino, tema que para ela não é contemplado no atual Plano Estadual, criado em 1997.

A necessidade de mais investimentos na Polícia Civil e a melhora do processo de denúncias de violações de Direitos Humanos também foram citadas na visita. Para a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Humana, o Condepe, Maria Nazaré Cupertino, o atual modelo constrange e expõe os denunciantes.

Durante a passagem pela região metropolitana, a comissão da Assembleia Legislativa também recebeu dossiês de vereadores sobre violações de direitos. Os documentos enumeram vários itens e foram entregues pelos parlamentares do PT em Sumaré e Campinas, Willian Souza e Carlão, respectivamente.

Entre os pontos, a ampliação dos casos de feminicídio e as más condições de atendimento e a falta de materiais básicos em hospitais e unidades de saúde. Antes de passar por Campinas, onde esteve na Penitenciária Feminina, o grupo visitou a Ocupação Vila Soma, em Sumaré, que abriga cerca de 2,7 mil famílias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Barão de Atibaia será interditada nesta terça-feira para reparo em rede de esgoto

Apagão que atingiu parte do país também afetou moradores da região de Campinas

Dois homens ficam feridos após capotamento durante perseguição policial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.