Força-tarefa cumpre mandados contra fraudes previdenciárias

A Força-Tarefa Previdenciária de Campinas cumpriu um mandado de prisão preventiva, um de condução coercitiva e dois de busca e apreensão na cidade de Diadema, na Grande São Paulo. A Operação Espelho tem como objetivo desarticular associação criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários e de seguro desemprego. O prejuízo estimado é de R$ 4,7 milhões

Os dados eram transmitidos através da Guia de Recolhimento do FGTS e das Informações à Previdência Social e ainda são analisados pelos órgãos. Com isso, o montante desviado pode ser maior. As investigações começaram em 2014 e apontaram para fraudes em benefícios por morte, auxílio-doença, aposentadorias por invalidez e seguro-desemprego. Para isso, documentos eram falsificados.

O trabalho de apuração foi liderado pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Secretaria da Previdência e mostrou que falsos vínculos empregatícios eram criados. De acordo com as avaliações preliminares, a organização criminosa atuava em processos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os principais crimes investigados pela força-tarefa são estelionato contra a Previdência Social e o Ministério do Trabalho, associação criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso. A operação deflagrada nesta quarta-feira recebeu o nome de Espelho em referência à comercialização de cédulas de identidades, utilizadas para clonar dados de terceiros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.