Pioneiro, HC extrai com precisão tumores de nariz e boca

Foto: Divulgação

O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, é pioneiro no uso de duas técnicas precisas para a extração de tumores de nariz e boca. Um dos procedimentos é menos invasivo e oferece recuperação pós-operatória mais rápida. O outro, além de durar menos, tem menor extensão.

As cirurgias são menos agressivas porque o acesso às áreas atingidas é mais fácil e os instrumentos utilizados são mais longos e delicados. Quem explica é o professor da Faculdade de Ciências Médicas, otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço, Carlos Chone.

No caso dos tumores nasais, por exemplo, diz que a nova prática permite e visualização completa por câmera e evita a abertura do crânio. A abordagem dessa técnica envolve as áreas de oncologia, radioterapia e neurocirurgia.  A retirada dos tumores é indolor e sem cortes externos. O pós-operatório também é mais rápido que o convencional, mas poucos hospitais do País adotaram esse procedimento. No HC, o número chega a 12.

No câncer de boca, a cirurgia passou a ser feita a partir de uma pesquisa desenvolvida na própria unidade e teve resultado em centenas de pacientes. Se antes a retirada de todos os gânglios do pescoço era necessária, a nova forma de extração inclui a injeção de um produto radioativo ao redor do tumor.

O cirurgião Carlos Chone diz que assim as células malignas são identificadas. Com isso, não é preciso dissecar de maneira agressiva os nervos do pescoço. No tratamento clássico, é feito um corte de grandes proporções para a retirada dos gânglios. Neste novo, é feito um pequeno corte, de no máximo 5 cm. Cerca de 30% dos pacientes da técnica convencional sentem dores e dificuldade de movimentação. Na nova prática, a alta pode ser recebida no dia seguinte.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Paralisação surpresa afeta transporte público em Campinas nesta manhã

Rua Ary Barroso fica interditada nesta quinta no Taquaral

Amoreiras vai receber mais dois pontos de fiscalização por vídeo na semana que vem

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.