População vai pesquisar preços antes do Dia das Crianças

A palavra “economia” está na ponta da língua de quem vai comprar presente para o Dia das Crianças em Campinas. A ordem é procurar a opção mais barata. Artur Nunes faz questão de lembrar a data, mas vai gastar pouco. Silvânia Aparecida avisou aos filhos e sobrinhos que não vai sair às compras este ano.

Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, o SindiVarejista listou os produtos que tiveram mais estabilidade nos preços em relação a 2016. As bicicletas, com 0,68% de aumento, e os brinquedos, com 1,36%, são as principais recomendações da presidente da entidade, Sanae Murayama Saito.

Mas para quem pode gastar mais e busca itens de maior valor agregado, os instrumentos musicais e o microcomputador estão 6,97% e 15,51% mais baratos. No setor de vestuário, somente o conjunto infantil apresentou queda nos preços no período, 2,36%. Já o valor da bermuda e short , por exemplo, subiu 2,96%. Entre as atividades de recreação, o ingresso para jogos custa 12,13% menos. O cinema ficou 6,49% mais caro. Entre os CDs e DVDs, o recuo foi de 1,82%.

Sobre as vendas, a avaliação da presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama, é positiva. Ela espera uma melhora de 8% na comparação com o ano passado. Mas justifica que o bom desempenho tem relação com a base menor, já que os resultados do ano passado foram bastante ruins.

O entendimento é que a decisão de compra foi influenciada por um conjunto melhor de variáveis econômicas. Em resumo, 2017 tem um panorama melhor. O motivo é a inflação. Até outubro de 2016, no acumulado, estava em 7,9%. Já para outubro deste ano, a estimativa é que a variação esteja perto de 2,5%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.