Quatro dias após a Rápido Sumaré Limitada completar um ano de operação em Indaiatuba, a Prefeitura da cidade rescindiu o contrato da concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros.
O decreto com a decisão foi publicado nesta quinta-feira (05) na Imprensa Oficial do Município. A Rápido Sumaré faz parte do grupo VB Transportes, que opera também linhas municipais em Campinas e metropolitanas em toda a região, entre outras.
O texto publicado estabelece o dia 1º de dezembro para a retomada do serviço pela Administração Municipal. A Prefeitura deve providenciar em 30 dias a contratação emergencial de uma empresa de transporte coletivo pelo prazo de 180 dias, até que seja concluído o processo licitatório para a escolha da nova empresa que terá a concessão do serviço.
O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) declarou que a decisão de rescindir o contrato foi tomada seguindo o parecer do órgão jurídico do município, levando em conta as graves infrações contratuais apontadas, que causaram oscilações técnico-operacionais como paralisações, excesso de quebras de veículos e aumento de autuações, apreensões e retenção de veículos por mau estado de conservação.
Também foi considerado o fato da empresa não ter feito a substituição de veículos com idade individual superior à máxima estabelecida em contrato e o aumento de acidentes de trânsito, comprometendo a qualidade, pontualidade, conforto e segurança dos usuários do serviço. O prefeito prometeu trabalhar para que a nova empresa mantenha os funcionários que hoje estão na VB.