Audiência Pública discute Lei que autoriza inundação de 8 milhões de m2 de mata nativa

Valéria Hein

Uma alteração na Legislação da APA de Campinas foi discutida na manhã dessa quarta-feira na Câmara Municipal de Campinas. A alteração é necessária para viabilizar a construção da barragem de Pedreira. Órgãos de proteção ambiental alegam que a medida iria provocar inundações em 8 milhões de m2 de mata nativa.

Os que defendem a alteração na Lei afirmam que o impacto ambiental é pequeno diante do benefício social de segurança hídrica que a barragem trará para uma população de 2 milhões e meio de pessoas atendidas pela Bacia do PCJ, em 25 municípios.

Diego Ortiz, do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragem, critica a proposta de mudança na Lei, que visa reduzir a área de preservação permanente, com a justificativa de que a área é de interesse público social. Para Diego, a obra causa impacto ambiental em toda a Bacia e não é a solução para o problema de abastecimento.

De acordo com o secretário municipal do verde e meio ambiente, Rogério Menezes, a obra está prevista no Plano da Macrometrópole Paulista, que visa garantir segurança hídrica nessas áreas, que incluem a Região Metropolitana de Campinas.

Rogério Menezes explica que a mudança nessa Lei Municipal atende um pedido do DAEE – Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo. Estão ainda previstas contrapartidas ambientais, com a criação de área de preservação permanente de 100 metros em todo envoltório da área inundada.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador após admitir pedido de propina

Valinhos amplia gratuidades e reduz tarifa de ônibus; novas regras começam a valer nesta terça

Adolescente morre após ser baleada durante assalto em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.