O número de contratações com carteira assinada em Campinas registrou alta pelo 4º mês consecutivo, de acordo com dados do Caged. No CPAT, os números também apontam essa tendência. De janeiro a outubro de 2017, o CPAT registrou 2.340 recolocações no mercado de trabalho. No mesmo período do ano passado foram 1.324.
Ou seja, o crescimento foi de 76,73%, como explica a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia. Apesar dos números positivos, a percepção de Luis Anísio, que procura emprego há vários anos, não é essa. Oliver Moreira, que procura emprego como assistente de laboratório há dois anos, também não percebeu a mudança.
Andra Paula Carneiro de Jesus está desempregada há 2 anos e além da crise, ainda enfrenta o preconceito por ser mãe de um criança pequena. Para Silvia Garcia, do CPAT, essa mudança ainda não foi sentida de forma generalizada porque as grandes perdas dos meses anteriores foram muito grandes e a recuperação é lenta. Em outubro foram contratados 27.009 trabalhadores com carteira assinada e 25.616 perderam o emprego no mesmo período. O saldo positivo foi de 1.393 vagas.