Ouça ao vivo

DAEE retoma licitação das barragens de Pedreira e Amparo

Foto: Governo SP

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) publicou, no último dia 2, os editais de licitação para a construção das barragens de Pedreira no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo.

O certame tinha sido suspenso em meados de setembro passado pelo Departamento já que uma empresa havia impetrado uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado contra o edital de Concorrência Internacional.

A suspensão ocorreu, segundo o órgão, para que o governo pudesse responder a todos os questionamentos feitos.

O superintendente do DAEE, Ricardo Borsari afirmou que o prazo de execução das obras permanece o mesmo.

Essa não foi a primeira vez que as obras tiveram o início adiado. Em 2015, de acordo com o órgão estadual, os trabalhos não saíram do papel já que o Governo Federal não tinha liberado os recursos provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A previsão inicial era de que a construção terminasse em 2018.

A nova data prevista para a abertura dos envelopes é 8 de dezembro próximo. O Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 740 milhões nas obras. A expectativa é iniciá-las no primeiro trimestre do próximo ano.

O superintendente do DAEE disse acreditar que não haverá mais problemas com editais daqui para a frente.

Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.

O conjunto vai beneficiar diretamente uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região, dentre eles Campinas, Hortolândia, Piracicaba, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.