Ouça ao vivo

Defesa Civil vai enviar alerta de riscos por SMS para cidadãos cadastrados

A Defesa Civil do estado de São Paulo disponibilizou um novo serviço para emitir alerta de riscos de desastres naturais. Para o cidadão cadastrado no serviço, o departamento envia uma mensagem SMS para o celular, informando sobre a possibilidade de chuva forte, enchentes, deslizamentos, incidências de raios e outros fenômenos meteorológicos. A prática de emitir alertas diretos à população já é habitual em países como Estados Unidos e Japão, onde são comuns furacões e terremotos.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e foi implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para receber os alertas, o cidadão deve cadastrar um CEP de interesse. De acordo com o diretor estadual da Defesa Civil de São Paulo, Major Marcos de Paula Barreto, o novo sistema de alerta de riscos é preventivo e tem impacto significativo na preservação de vidas.

O cadastramento pode ser feito por qualquer pessoa que enviar um SMS para o número 40199, mandando apenas os números do CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.