Campanha mostra como o consumo poderia ser mais acessível à população com tributações mais baixas

O Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo realiza a 2ª edição da campanha Pobre Paga Mais. A proposta é fazer uma reflexão a respeito dos motivos da alta taxa de impostos para menores rendas e o maior peso dos tributos sobre itens de consumo básico.

O foco da ação é a comparação das altas cargas de impostos sobre o consumo enquanto a lógica é outra para grandes riquezas e patrimônios. No estado de São Paulo roupas ou até mesmo refeições fora de casa, são tributados em alíquotas que podem variar de 12 a 18%, enquanto a tributação em grandes heranças é fixa, de 4%.

O Diretor de Comunicação do Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, Leandro Ferro, comparou também a tributação para a internet e um iate, por exemplo

Além das diferenças dos impostos entre o consumo cotidiano e dos grandes patrimônios, outro tema de debate é a questão da essencialidade dos tributos, ou seja, por quê alguns itens são considerados supérfluos, e outros não. De acordo com a constituição, tributos para itens de consumo básico devem ser menores, justamente para facilitar o acesso da população.

Para Leandro Ferro, precisa de vontade política para a desoneração dos tributos no Brasil. Outras informações da campanha podem ser obtidas no site pobrepagamais.com.br

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

Homem morre ao ser atropelado por bondinho desgovernado em Holambra

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.