A subutilização do prédio do Distrito de Saúde Sudoeste de Campinas devido más condições estruturais gera reclamação. Há dois anos, o local chegou a ser condenado pela Defesa Civil e pela Saúde do Trabalhador, ambos órgãos da Prefeitura de Campinas.
Além de condições inadequadas, outro imóvel foi alugado, sendo, portanto, dois aluguéis comerciais, o que para Devanir Bissoli, Conselheiro de Saúde, é inadequado, já que o dinheiro poderia ser usado para outras demandas.
O Distrito de Saúde Sudoeste fica na Av. Marechal Juarez Tavora, número 74, no Jd Campos Elíseos. O espaço alugada na Av. Ana Beatriz Bierrembach, 123, na Vila Mimosa.
Sobre essa situação, a prefeitura diz que optou por um segundo aluguel para reformar a sede. Não há previsão de quando a reforma irá terminar e a transferência será feita. Apesar disso, diz que o prédio com problemas, teve apenas uma sala condenada, havendo atividades nos demais cômodos.
Essa situação de espaços que poderiam ter melhor uso não atinge só a saúde. No Parque Universitário, uma escola municipal infantil está desativada desde 2012. Era a Escola Municipal Curumins, que fica na Rua Aba, no Parque Universitário de Viracopos. Quem relata a situação de abandono é a vizinha do prédio, Maria Aparecida Gonçalo.
Sobre esse caso, a prefeitura disse que o Centro de Educação Infantil vai receber uma reforma geral e entrar em funcionamento no segundo semestre de 2018, atendendo a 80 crianças de quatro a seis anos.