IPTU deve esquentar debate sobre Comissão Processante

A primeira sessão da Câmara de Campinas em 2018 vai discutir a instauração da Comissão Processante contra o prefeito Jonas Donizette, do PSB. O assunto volta ao centro das atenções no próximo dia 5 após o recesso de quase dois meses e deve ganhar outras proporções com a polêmica gerada pelo IPTU.

Quem garante é vereador Marcelo Silva, do PSD, autor do pedido que foi protocolado e que agora espera pelo apoio até mesmo da base aliada. Para ele, a indignação da população pressiona ainda mais os membros da Casa, que também ficaram incomodados com as mudanças no imposto.

Outro fator que o vereador considera importante para ter mais votos favoráveis é a continuidade das investigações sobre as denúncias de desvios na Saúde. O trabalho do Ministério Público culminou em uma operação no final de 2017 e colocou em evidência o esquema da OS Vitale no Hospital Ouro Verde.

Na época, mesmo após as prisões e a divulgação dos áudios dos envolvidos, as propostas de CPI foram barradas pela base e não vingaram na Câmara. Como a Comissão Processante foi o próximo passo jurídico adotado, Marcelo Silva foi questionado sobre as chances de aprovação e diz estar confiante.

A denúncia deve ser lida na segunda parte da sessão. Para que a comissão seja aberta, são necessários dois terços dos votos. Ao todo, são 33 vereadores. Quem explica o processo é o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi, do PP, que não vê problemas diante dos protestos marcados para ocorrer no primeiro dia.

Além de grupos favoráveis à instauração da Comissão Processante, o Plenário também deve ter mobilização de moradores críticos aos aumentos no IPTU. Na opinião de Zimbaldi, porém, os atos devem ser mais frequentes este ano devido a vários projetos em pauta e pela realização das eleições em outubro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.