A partir de sábado, ônibus do Terminal Central não vão aceitar dinheiro

A partir de sábado, os 40 itinerários de ônibus que passam pelo Terminal Central, em Campinas, não vão mais aceitar o pagamento em dinheiro. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único recarregável ou comprar um ticket individual com QR Code, que é uma espécie de código de barras, que será lido em dispositivos instalados nos veículos.

Estivemos no local e constatamos que a maioria dos usuários já possui o cartão recarregável e portanto, a medida não vai mudar muito para eles. Márcia Deodato tem o Bilhete Único, mas ai em a preocupação com quem vem de fora.

Davi Novaes é um exemplo. É de fora e acha que ter que comprar um ticket dificulta.

Para Léia Ferreira também será ruim a extinção do dinheiro nos ônibus do terminal Central. O local em que o Bilhete único é carregada tinha fila antes mesmo da exigência do uso do QR Code ou do cartão. Ela acredita que nesse aspecto haverá mais movimento e mais demora.

Apesar desses pontos negativos, Silvanir Lima olha para o objetivo da medida – levar mais segurança ao transporte público. Por isso, ela aprova o fim do dinheiro nos ônibus.

A medida contempla a grande maioria dos ônibus circulares e a ideia da Emdec é que a seja aplicada gradativamente até atingir 100% do sistema. Essa não era a proposta inicial da prefeitura, que previa extinguir o dinheiro em todo sistema de transporte público municipal. O secretário, Carlos Barreiro, diz que este será um período para adequação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

Em Piracicaba, motorista perde controle de carro e ‘sobe’ em poste

Loja invadida por ônibus em Campinas é interditada

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.