Indefinição continua e lei dos apps recebe pedido de emenda

A indefinição sobre a validade e os prazos da lei dos aplicativos de transporte segue causando dúvidas e preocupações entre os motoristas de Campinas. A regulação do serviço deveria estar em vigor no último dia 15, mas nenhum detalhe sobre como tirar o Certificado de Autorização foi divulgado pela Emdec.

Josi Ferreira dirige pelos apps Uber, Cabify e 99Pop. Ela buscou orientação pessoalmente, mas saiu sem respostas e teme ser alvo de multas e apreensões. Cientes da nova regulamentação, as empresas dispararam informes. A Cabify, por exemplo, pediu aos condutores que esperassem pela liberação do cadastro.

A situação de incerteza é confirmada pelo presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Campinas e Região, Vandilson Costa Lopes. Apesar de ouvir boatos sobre a publicação da resolução em até 30 dias, período que acabaria no dia 9 de março, não obteve qualquer confirmação oficial.

Enquanto isso, um pedido de emenda tramita na Câmara contra um dos itens mais controversos da lei: o veto a motoristas que sejam de fora de Campinas. A solicitação para tirar a exigência de emplacamento na cidade é do vereador Tenente Santini, do PSD, que reclama sobre imposição de reserva de mercado.

Mesmo alegando ainda que a medida fere o princípio da livre iniciativa, Santini se diz realista e não vê chances da proposta ser aprovada pela base governista. Atualmente, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo impede que a Prefeitura aplique essa restrição a veículos de outros locais.

Questionada no dia 2 de fevereiro, a Emdec disse que divulgaria as orientações “oportunamente”. Desta vez, porém, não enviou resposta a reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Final da Taça das Favelas muda trânsito ao redor do Brinco de Ouro

Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC

Rua Irmã Serafina será bloqueada neste domingo; veja alternativa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.